quinta-feira, 29 de março de 2007

Um olhar sobre a Animação Sociocultural

A animação sociocultural é um fenómeno social que engloba um amplo leque de actividades, muito diversas entre si e dificilmente classificáveis. Após termos lido alguns artigos sobre esta temática, consideramos que este conceito é vago e impreciso não sendo por isso fácil encontrar uma definição concreta e objectiva. Face a isto, decidimos utilizar a deinição dada pela UNESCO que a considera "um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integradas".
A Animação Sociocultural dispõe de medologias participativas e activas para promover a amplicação responsável e livre dos indivíduos na comunidade onde se inserem. tornando-as protagonistas do seu próprio desenvolvimento.
Normalmente, ligamos esta animação ao aspecto não formal, o que a torna algo redutora pois os seus programas acontecem em contextos não formais (por exemplo, centros de educação de tempos livres), informais (como espaços urbanos abertos) e, formais (como a escola).
Não se esqueçam: Façam da Animaçao a vossa Educação!




1 comentário:

Clara Coutinho disse...

Olá meninas, acabo de ler o post desta semana (que estiveram com a Dra Maria João) e verificar que cumpriram o objectivo da sessão: encontrar uma definição capaz de englobar a multiplicidade de aspectos que cabem dentro do "guarda chuva" da animação socio educativa. Concordo convosco quando dizem que é redutor limitar a actividade do animador aos espaços informais e não formais: também na escola ele tem um papel importantíssimo por exemplo na dinamização dos centros de recursos que são entregues a professores que fazem essa actividade por frete e sem qualquer visão do importante que esse espaço pode ser para a formação dos jovens!