quinta-feira, 15 de março de 2007

As primeiras ideias sobre Animação

O desenvolvimento e a aparição da Animação Sociocultural (A. S. C.), em alguns países europeus, especialmente em França, teve a sua origem numa forma de intervenção social, daí ser, por vezes, confundida com outras formas de educação como a educação popular, educação de adultos, educação permanente, educação para o tempo livre, educação extra-escolar, pedagogia do ócio, entre outras.
A sociedade verifica um elevado crescimento e mutação. Há uma maior automatização e, consequentemente, muitos trabalhadores são dispensados das suas funções. Ao mesmo tempo verifica-se um enorme anonimato nas grandes cidades onde os cidadãos se "perdem" entre o elevado tráfego e o betão armado. Num ambiente pouco estimulante como este, não é de estranhar que os laços sociais e os encontros interpessoais não existam ou sejam escassos. Deste modo, a A. S. C. poderá ser, em ambos os casos, como uma medicina preventiva que intervirá in locus.
Em toda esta situação, as indústrias culturais podem apresentar-se como uma solução para esta possível prisão psiquica do cidadão, no entanto, se olharmos bem, estas apenas produzem a homogeneização da sociedade e a destruição das culturas minoritárias criando, ao mesmo tempo, ilusões de saber, não estimulando a reflexão crítica. Fecham aasim, a consiência do cidadão pois apenas garante a satisfação espontânea das necessidades. A A.S.C. poderá ser então, uma forma de luta contra a passividade e a homogeneização produzida pelas indústrias culturais e o conformismo que estas promovem. Deste modo, a A.S.C. procura satisfazer necessidades culturais à margem da indústria cultural.
A A.S.C procura superar o que de bancário e de "cultura de silêncio" tem a educação europeia. Pretende dispôr de uma educação não formal, dinamizadora da vida cultural, social e cívica através da participação de todos os intervenientes.
O ser humano vai-se fazendo ao longo da vida, para tal, A.S.C tem um papel muito importante pois, faz despertar e crescer, em cada um de nós, as sementes da qualidade de vida. Através da animação, cada um de nós pode encontrar-se no mais profundo de si mesmo e comportar-se de acordo com isso. o que caracteriza a animação é um modo de fazer, de gerar vida nova, sentido de esperança, através da participação consciente, plena e activa.
Para terminar e, ao mesmo tempo para reforçar a importância que tem a A.S.C, gostariamos de referir que se trata também de uma tentativa para solucionar um problema grave que afecta todos os países: a existência de um desfazamento cultural entre as classes.A A.S.C procura tornar as pessoas conscientes do problema.
Retirado de: Ander-Egg Ezequiel(2000) Metodología Y práctica de la Animación Sociocultural. Madrid:Editorial CCS

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá queridas alunas, tudo bem convosco?
Acabo de visitar o vosso blogue e fiquei surpreendida com o vosso primeiro post que mostra que já leram analisaram e reflectiram sobre o primeiro capitulo do livro "base" da nossa disciplina. Já percebi que preciso de vos ensinar a fazer citações e referências, mas isso será para a proxima aula!
No caso concreto o livro deveria ser referenciado da seguinte forma:
Ander-Egg, E. (2000). Metodologia y Práctica de la Animacion Sociocultural. Madrid: Editorial CCS