quinta-feira, 12 de abril de 2007

A pluridimensionalidade da Animação

A Animação hoje quer colaborar na tarefa do desenvolvimento integral da pessoa de tal modo que seja ela mesma e não se deixe levar por aquilo que não constitui a sua integridade. Deste modo, a Animação Sociocultural é uma actividade que pretende tornar mais valioso o ser humano no seu aspecto individual, social e às vezes transcendente.
A Animação utiliza uma metodologia de intervenção social, ou seja, utiliza instrumentos que indicam como fazer certas acções para se atingirem os objectivos. Para tal, baseia-se numa pedagogia participativa, onde o sujeito a animar é o principal aplicado nas actividades.
A Animação na sua vertente educativa poderá promover, encorajar e despertar inquietações, motivar para a acção e fazer desabrochar potencialidades latentes nos indivíduos ou grupos. Neste sentido, a Animação pode ser vista como educação permanente.
A Animação pode ter também uma função política. Toda a política cultural que queira gerar processos de participação poderá utilizar esta metodologia, de forma a obter melhores resultados.
No fundo, o que distingue a Animação Sociocultural de outras formas de intervenção social é o modo de fazer: gerar vida nova, sentido de esperança através da participação consciente, plena e activa.

Em jeito de síntese, e no entender de Ander-Egg, os objectivos da Animação Sociocultural são, entre outros:


  • Favorecer a participação;
  • Facilitar a acção de acordo com objectivos livremente escolhidos;
  • Viver em relação, respeito e aceitação;
  • Dar oportunidade do trocar de ideias e contribuir para a livre expressão;
  • Promover a igualdade de oportunidades;
  • Diminuir o vazio sociocultural entre as camadas sociais;
  • Potenciar pessoas e recursos;
  • Facilitar o acesso a meios, bens e acções a todas as pessoas sem nenhum tipo de discriminação.


Ander-Egg, E. (2000). Metodología y Práctica de la Animación Sociocultural. Madrid: Editorial CCS.



2 comentários:

Clara Coutinho disse...

Olá, cá estou de novo a visitar o vosso blogue! O post que elaboraram esta semana revela que compreenderam bem a temática que debatemos na última sessão e que os interpretaram de forma personalizada. O único repara é para a palavra "aplicado": não será "implicado"?
Até à semana! Resto de bom fim de semana para todas!

Vamos Animar!!! disse...

o vosso blog está muito interesante! Apenas um pequeno reparo...falta incluir o endereço do nosso bolg para que fique completo e ainda mais interessante...lol