quinta-feira, 3 de maio de 2007

Caminhando rumo ao nosso Projecto de Animação...

Na aula desta semana começamos a alinhavar o nosso projecto. As ideias são muitas mas é difícil articular tudo! Mas o principal já está! Para rentabilizar o nosso trabalho optamos por realizar o nosso projecto na instituição onde estamos a estagiar - a Associação Humanitária Habitat. Sendo assim, delimitamos também qual será a nossa área de intervenção bem como o seu público-alvo. Antes de mais, consideramos pertinente referir o título do nosso projecto e dar a conhecer a instituição.

Projecto: "Vamos melhorar o nosso bairro!"

Caracterização da Associação
A Habitat for Humanity Internacional (HFHI) é uma organização cristã e ecuménica, não governamental e, sem fins lucrativos.
Fundada por Millard Fuller, está representada em 100 países e desde 1976 já construiu mais de 200.000 casas por todo o mundo, ajudando mais de 1.000.000 de pessoas, garantindo-lhes uma habitação segura, digna e de baixo custo.
Em Portugal, esta associação surge na cidade de Braga em Maio de 1996, designando-se como Associação Humanitária Habitat (AHH), tendo como seu fundador José Cruz Pinto. Desde então, e contando sempre com ajudas financeiras, doações de material e trabalho voluntário, já construíram 23 casas.
A Associação Humanitária Habitat (AHH) constrói e renova/repara casas com a ajuda de trabalho voluntário e de técnicos especializados, assim como o auxílio das pessoas a quem se destina a casa.
Depois de construídas as casas, estas são vendidas às famílias a preço de custo, tornando-as acessíveis àqueles que têm baixos rendimentos, sem acréscimo de juros e sem lucro para a associação. No entanto, o valor das prestações e do saldo devedor será sujeito a uma actualização de correcção monetária, a qual corresponderá à variação média do IPC (Índice de Preços no Consumidor) no período dos doze meses antecedentes a essa actualização. As prestações mensais pagas pelas famílias são encaminhadas para o Fundo Rotativo para a Humanidade que apenas poderá ser utilizado na construção de casas para outras famílias com carências habitacionais.
A instituição procura responder às necessidades das famílias mais carenciadas que possuem baixos rendimentos e que de outra forma não poderiam ter acesso a uma habitação digna nem a uma empréstimo bancário ou outro tipo de financiamento para aquisição de uma nova casa.

E assim aqui ficam as primeiras pegadas deste nosso projecto! Não percam os próximos!
E nunca te esqueças! Faz da animação a tua Educação!

1 comentário:

Clara Coutinho disse...

Olá meninas, fico satisfeita por verificar que o vosso projecto já está em andamento! O titulo está encontrado, está contextualizada (e bem) a "cena" onde irá entrar em acção a vossa intervenção como animadoras. Tentem caracterizar a vossa intervenção tendo em conta as várias modalidades de ASC justificando sempre as opções tomadas em função da realidade a que a intervenção se destina. É esse potencial de encontrar "soluções" que irá determinar o "valor" do vosso projecto.