
A Animação utiliza uma metodologia de intervenção social, ou seja, utiliza instrumentos que indicam como fazer certas acções para se atingirem os objectivos. Para tal, baseia-se numa pedagogia participativa, onde o sujeito a animar é o principal aplicado nas actividades.
A Animação na sua vertente educativa poderá promover, encorajar e despertar inquietações, motivar para a acção e fazer desabrochar potencialidades latentes nos indivíduos ou grupos. Neste sentido, a Animação pode ser vista como educação permanente.
A Animação pode ter também uma função política. Toda a política cultural que queira gerar processos de participação poderá utilizar esta metodologia, de forma a obter melhores resultados.
No fundo, o que distingue a Animação Sociocultural de outras formas de intervenção social é o modo de fazer: gerar vida nova, sentido de esperança através da participação consciente, plena e activa.
- Favorecer a participação;
- Facilitar a acção de acordo com objectivos livremente escolhidos;
- Viver em relação, respeito e aceitação;
- Dar oportunidade do trocar de ideias e contribuir para a livre expressão;
- Promover a igualdade de oportunidades;
- Diminuir o vazio sociocultural entre as camadas sociais;
- Potenciar pessoas e recursos;
- Facilitar o acesso a meios, bens e acções a todas as pessoas sem nenhum tipo de discriminação.
Ander-Egg, E. (2000). Metodología y Práctica de la Animación Sociocultural. Madrid: Editorial CCS.
2 comentários:
Olá, cá estou de novo a visitar o vosso blogue! O post que elaboraram esta semana revela que compreenderam bem a temática que debatemos na última sessão e que os interpretaram de forma personalizada. O único repara é para a palavra "aplicado": não será "implicado"?
Até à semana! Resto de bom fim de semana para todas!
o vosso blog está muito interesante! Apenas um pequeno reparo...falta incluir o endereço do nosso bolg para que fique completo e ainda mais interessante...lol
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